Vale tudo, mesmo tirar olhos
26
Abr 09
Pirateada por João Rodrigues, às 15:20Ligação da mensagem | Bombardear
«A indústria automóvel, como está actualmente estruturada, já está há muito falida. Actualmente só faz sentido haver, talvez, duas marcas, três no máximo, nos produtos de consumo geral.» Pina da Silva lembra, contudo, «que nas marcas para os nichos de mercado, como Ferrari, Bentley, os danos da crise são evidentemente muito menores.» Lembra, desfazendo o drama, o desaparecimento da indústria automóvel inglesa, «por os ingleses terem percebido que o automóvel era um produto com pouca rentabilidade.» Não sem antes lembrar que a Inglaterra tem grande sucesso em duas áreas muito específicas: a da alta tecnologia, incluindo a Fórmula 1, e a do restauro de veículos clássicos, bastante lucrativas, por sinal.
«O ponto crítico para os nossos governantes reside no facto de o automóvel garantir a necessidade de construir grandes autovias. No dia em que a Autoeuropa deixar de receber benefícios fiscais competitivos ir-se-á embora, o que irá forçosamente acontecer. Nessa altura, chorar-se-á o não ter tomado a decisão, como os ingleses tomaram, de fomentar as pequenas empresas de construção de pequenas séries de alta gama e desportivos.»
Pina da Silva diz ainda que Portugal perdeu a oportunidade de ter o seu Smart por falta de empenhamento institucional e também devido ao desaparecimento do seu grande motivador, o engenheiro Reis Tomaz. «Foi uma pena, dado que com o necessário desenvolvimento teríamos hoje um Smart para uso interno e exportação. A indústria automóvel e o comércio foram sempre entendidos como fontes fiscais e não como ferramentas de desenvolvimento. O grande conhecimento tecnológico dos governantes limita-se à escolha de Audis A8 e BMW's para as Secretarias de Estado.»
Declarações de Fernando Pina da Silva, professor aposentado do Instituto Superior Técnico, à revista NS n.º 171, de 18 de Abril, na reportagem sobre a indústria automóvel, de Tiago Salazar.

Quem é o cromo?
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
17

22
25



A marear desde
3 de Julho de 2008
Sucata
2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


Pesquisar
 
RSS
blogs SAPO